O que esperar do Enem Digital?

Voltar para home

A tecnologia está cada vez mais presente no campo da educação. Em 2020, quem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio encontrará uma novidade com o Enem Digital.

Apesar de o projeto estar em pauta desde 2015, esta será a primeira vez que os candidatos poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio no computador. Dos 5,8 milhões de inscritos para este ano, 96 mil optaram por realizar a prova on-line.

A versão digital e a tradicional da prova acontecerão em datas diferentes. Em razão da pandemia de Covid-19, o exame será realizado no início de 2021.

As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto a versão digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os dois modelos de exames terão a mesma estrutura, com 180 questões objetivas e uma redação.

Essas mudanças vieram para ficar. O Ministério da Educação (MEC) pretende acabar com a versão impressa do exame até 2026. A implementação da versão digital será progressiva, e a edição de 2020 funciona como uma fase-piloto. A cada ano, aumentará o número de participantes.

O Enem Digital 2020 será aplicado em 110 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

Como funciona o Enem Digital

A única diferença da versão digital para a impressa é que, em vez de cadernos de questões e cartões de respostas de papel, parte do exame será feita no computador. 

Apesar de on-line, o candidato não poderá fazer a prova remotamente, e a aplicação será realizada em locais determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) com computadores específicos.

O exame será dividido em dois domingos. No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Ciências humanas e suas tecnologias”, com 5 horas e 30 minutos de duração.

A parte de redação do exame continuará sendo feita de forma manuscrita nos mesmos moldes de aplicação e correção do Enem tradicional.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de “Ciências da natureza e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”, com 5 horas de duração.

Vantagens do Enem Digital

Provas digitais como o Enem trazem inúmeras vantagens, e é natural que vestibulares e outros exames sigam no mesmo caminho. Além de estarem mais adequadas ao momento que estamos vivendo, provas digitais são mais fáceis de serem aplicadas.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de ter uma prova mais interativa, em que o candidato tem acesso a vídeos, áudios e infográficos. Além de deixar o exame menos cansativo, é possível ter questões mais aprofundadas nos assuntos.

Com um sistema completamente digital, o processo de correção das provas também é muito mais rápido, e a divulgação de resultados pode ser quase que instantânea. 

Além disso, haverá uma grande redução de custos para o Governo Federal com a aplicação on-line da prova. Sem a impressão de cadernos de provas e folhas de respostas, esse formato trará economia e um exame mais sustentável.

Existe ainda a possibilidade de haver flexibilidade nas datas da prova. Com essa nova versão, o Governo pretende realizar o exame em vários dias ao longo do ano, por agendamento. Assim, os candidatos poderão fazer a prova quando lhes for mais adequado.

Dificuldades e desafios

A adoção de um sistema de provas completamente digital não é uma tarefa fácil. Há questionamentos sobre esse modelo eletrônico, já que nem todas as regiões do Brasil têm internet de banda larga ou a tecnologia necessária para a aplicação da prova.

Outro desafio é garantir que o aluno da rede pública tenha as mesmas oportunidades do aluno da rede privada para se preparar para um exame que acontece dentro de um ambiente completamente digital. Para isso, será necessária uma readequação do sistema de ensino público.

Ainda, fraudes no sistema eletrônico e na fiscalização durante as provas também são grandes obstáculos para a adoção do modelo em todo o país.

Apesar dessas questões, o Governo se diz preparado e pronto para esse novo modelo. Outros países já adotaram sistemas parecidos e, agora, o Enem Digital já é uma realidade.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn 

Venha fazer parte do Sistema de Ensino Poliedro.

Seja Uma Escola Parceira

Voltar para home