Como criar uma campanha de matrículas de sucesso – Parte 2

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Já falamos aqui no blog sobre como criar uma campanha de matrículas de sucesso. Esse é período muito importante para todas as escolas e envolve aspectos que requerem atenção, como ingresso de novos estudantes, rematrícula dos alunos vigentes, visitas à escola, verba publicitária, entre outros.

Embora o período de matrículas ocorra geralmente no início do ano e no término do segundo semestre, o planejamento de todas as ações da campanha deve ser feito ao longo dos meses. É muito importante aproveitar esse período para adaptar e melhorar aspectos como a organização da escola e a preparação de funcionários.

O sucesso financeiro de uma instituição de ensino pode depender muito dos resultados da campanha de matrículas. Por isso, é imprescindível que ela seja bem planejada, robusta e eficaz. Veja, a seguir, alguns pontos que podem ajudar a criar ações diferenciadas.

Faça coleta de dados

Grande parte das escolas trabalha bastante na preparação da campanha, mas, durante o processo de matrículas, se esquece de realizar um levantamento de dados e números. Idealmente, coleta-se o máximo de informações sobre a quantidade de alunos matriculados e turmas formadas. Com esses dados, é possível realizar campanhas muito mais eficazes e precisas nos anos seguintes.

Essas informações também ajudam a calcular uma estimativa do número de vagas que devem ser abertas para novos estudantes, considerando o número médio de rematrículas anuais. A partir desse dado, a escola pode determinar quantas classes disponibilizará nos próximos anos.

Outra forma de coletar dados significativos é identificar a intenção de rematrícula dos alunos por meio de pesquisas feitas com as famílias, o que permite levantar o número de estudantes que possivelmente deixarão a escola.

Visitas físicas e virtuais à escola

Um dos pontos mais relevantes do período de matrículas é a visita dos pais de novos alunos. Muitas escolas ainda têm dificuldades na hora de apresentar as suas estruturas. Também já abordamos aqui no blog outras dicas de como apresentar a sua escola da melhor forma.

O primeiro contato é sempre muito importante, e encantar os pais de possíveis alunos pode transformar a forma como a sua escola é percebida e garantir um número satisfatório de matrículas.

Um tour estruturado, que apresente bem toda a estrutura que o colégio tem para oferecer, é essencial. Cada um dos espaços da escola tem uma função específica no processo de aprendizagem dos jovens, e isso deve ser mostrado aos pais. Uma visita bem organizada deixará uma boa primeira impressão nos interessados.

Em tempos de distanciamento social, é essencial também ter uma estratégia para receber os pais virtualmente. O próprio processo de matrícula deve ser repensado para uma versão on-line, utilizando ferramentas como e-mail ou WhatsApp.

Captação e retenção de alunos 

Um dos principais objetivos de uma campanha de matrículas é atrair novos estudantes. O primeiro passo é reconhecer qual é o diferencial da sua escola e o que faz pais e alunos terem interesse nela. A partir disso, deve-se pensar como esses pontos fortes podem ser comunicados ao longo da campanha.

Ter um time treinado, munido com o material de divulgação adequado e que mantenha o contato com possíveis clientes pode ser um fator decisivo para o fechamento de uma nova matrícula.  

Outro grande desafio é a retenção de alunos matriculados. Manter um relacionamento próximo com os familiares e investir em marketing ajuda de forma expressiva a evitar que haja uma grande saída de alunos matriculados. A verdade é que há uma série de motivos que levam à evasão escolar. Esses fatores podem estar ligados ao estudante, à família ou até mesmo à própria instituição, incluindo dificuldades financeiras, falta de adaptação do estudante, bullying e problemas pessoais. 

Por isso, é importante manter um contato próximo com as famílias para identificar suas dificuldades e então encontrar soluções e realizar melhorias. 

Utilizando as redes sociais na campanha de matrículas

As redes sociais são um dos canais mais eficientes para investir na publicidade da sua campanha de matrículas. 

Além de terem um custo mais baixo do que os tradicionais anúncios off-line, campanhas criadas no Instagram e no Facebook, por exemplo, permitem que sejam criados ads segmentados para diferentes perfis baseados em idade, cidade, interesses e muito mais.

Outras ações digitais como compra de palavras-chaves no Google, disparo de e-mail marketing e blogs com conteúdo digital também ajudam muito na divulgação da sua escola.

Conclusão

O primeiro passo para uma boa campanha de matrículas é um bom planejamento, que engloba todos os objetivos mencionados no texto e considera os pontos fortes e fracos da escola. 

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Com tudo que aprendeu até aqui, você já tem uma base para começar a desenvolver a estratégia da campanha de matrículas de sucesso!

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