Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

7 dicas sustentáveis para praticar em sua escola

24 de novembro de 2020

Tags

  • gestão

Sustentabilidade é um assunto que está cada vez mais em alta. E não é à toa: as mudanças climáticas que têm acontecido nas últimas décadas evidenciaram a necessidade de buscarmos maior equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a conservação dos recursos naturais. 

Cada vez mais, a sociedade cobra ações mais sustentáveis, e empresas de todas as áreas buscam adotar práticas mais alinhadas a conceitos de preservação da natureza. No caso das escolas, é muito importante que sejam implementadas ações que busquem reduzir ao máximo o impacto ambiental. 

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, essas práticas sustentáveis podem trazer outros grandes benefícios para a escola, como a redução de custos, por causa da melhor gestão ambiental, a valorização da instituição de ensino diante da sociedade e da comunidade escolar, entre outros. 

Instituições de ensino também têm o papel de promover o respeito à natureza e ensinar a crianças e adolescentes a importância de adotar práticas mais sustentáveis em suas vidas. 

Para ajudar a sua escola a ser mais amiga do meio ambiente, separamos 7 dicas de como implementar práticas mais sustentáveis no dia a dia escolar. 

1 Tenha um sistema de gestão de resíduos

Uma das formas mais fáceis para tornar sua escola uma empresa sustentável é estabelecer um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo. Isso significa adotar uma série de ações nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e descarte do lixo. 

É muito importante que seja feita a coleta do lixo reciclável produzido. Distribuir lixeiras com explicações claras do tipo de dejetos que podem ser jogados é uma maneira simples e efetiva de fazer a separação correta desse lixo. 

Na coleta seletiva, os resíduos são separados de acordo com suas características. Essa divisão facilita a reciclagem, pois cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. 

A escola também deve se informar com a prefeitura local sobre os dias e horários da coleta seletiva e como fazer o descarte correto do lixo reciclável. 

2 Reduza o consumo de papel 

Outra dica simples para adotar práticas mais sustentáveis é buscar a redução do uso de papel. Escolas costumam utilizar esse tipo de material extensivamente em provas, comunicados, avisos, lições de casa. 

O papel faz parte do dia a dia das escolas, e pode ser difícil eliminar completamente o seu uso, investir no uso de ferramentas digitais pode reduzir drasticamente a necessidade de impressão

A agenda digital, por exemplo, permite aos alunos acessarem comunicados e recados escolares por meio de um aplicativo, eliminando a necessidade da antiga agenda de papel, demonstrando a importância de evitar o desperdício. 

3 Envolva toda a comunidade escolar 

Para que a escola se torne uma empresa sustentável é necessário que todos os envolvidos tenham conhecimento sobre práticas sustentáveis. Por isso, professores, funcionários e alunos devem entender a importância de dar o destino certo para o lixo. Essa é uma grande oportunidade para promover a educação ambiental e o engajamento entre os estudantes. 

Os benefícios trazidos por essas ações para a comunidade escolar, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis. Além do mais, garantimos assim a preservação dos recursos naturais e uma boa qualidade de vida para as futuras gerações. 

4 Incentive a redução do consumo de água 

Outra forma de promover educação ambiental para os alunos é através da conscientização sobre o consumo de água. Essa é uma ótima oportunidade para explicar como a água chega às nossas torneiras e porque sua preservação é tão importante. 

Além disso, a escola também pode adotar algumas práticas que reduzem o desperdício de água, como o uso de torneiras de acionamento automático e vasos sanitários que consumam menos água. É importante sempre garantir que não exista vazamento em canos e tubulações. 

5 Economize energia elétrica 

Para reduzir o consumo de energia e água, a combinação entre tecnologia e conscientização é uma grande aposta. Assim, vale a pena investir na instalação de equipamentos mais novos e com melhores classificações de consumo. Lâmpadas de LED, por exemplo, são muitas mais econômicas que as convencionais. 

A escola também deve estar atenta ao desperdício de energia e, sempre que possível, manter as luzes apagadas de ambientes que não estão sendo utilizados. Sensores de presença e temporizadores também podem ajudar a economizar energia na sua escola. 

6 Reaproveite materiais 

Material utilizado não precisa ser jogado fora. Ele pode ser reaproveitado de diversas formas, como em aulas de arte com os alunos ou até mesmo em projetos que tenham como foco a sustentabilidade. Embalagens e produtos plásticos podem ser usados como decorações sustentáveis para datas comemorativas. 

7 Incentive a doação de livros, brinquedos e roupas 

A escola também deve incentivar os alunos a doarem objetos que não utilizam mais, separando um espaço para a coleta e até mesmo direcionando as doações para ONGs. A troca de livros e uniformes escolares entre pais e alunos de diferentes anos também é uma boa forma de evitar o desperdício e garantir o aproveitamento desses itens. 

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter