Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Formação on-line de professores e coordenadores

04 de agosto de 2020

Tags

  • gestão

A formação de professores e coordenadores, para o atual cenário, é um tema que tem gerado muitas dúvidas ao mesmo tempo que indica possíveis novos caminhos. Com a impossibilidade de encontros presenciais e, consequentemente, dos tradicionais encontros de formação, torna-se preciso repensar a forma como se promove o crescimento profissional do corpo docente.

O educador deve se manter nutrido das novidades e tendências pedagógicas, mergulhando sempre nos ambientes acadêmicos de aprendizagem e nas trocas colaborativas entre seus pares. Esse é um trabalho que não pode ser interrompido. Bons professores formam bons alunos. Por isso, é imprescindível que a escola ofereça as ferramentas necessárias para que os profissionais encontrem soluções para as possíveis dificuldades encontradas na sala de aula.

No mesmo sentido, o gestor pedagógico, responsável por articular ambientes formativos dentro da escola, sempre teve o papel de se atentar aos problemas e questões levantadas pela sua equipe, gerando, assim, unidades de ensino com peculiaridades na forma de tratar com alunos, docentes e família. 

Com a paralisação das aulas presenciais e o início das atividades remotas, o gestor deve permanecer próximo de sua equipe. Nessa nova realidade, os professores, além de estarem completamente fora de suas atividades habituais, encontraram novos obstáculos. É preciso escutar os medos e anseios desses docentes para poder criar um plano de atuação.

Assim, devemos pensar em uma estratégia para dar continuidade à formação desses professores e coordenadores de forma remota. Ferramentas de comunicação digital, como o WhatsApp e o Zoom, permitem um contato direto e constante, em que a equipe pode trocar feedbacks e experiências.

O próprio uso dessas tecnologias e a nova realidade das aulas a distância se tornaram uma questão para a escola, já que nem todos os professores e alunos estavam prontos para migrar para um ensino completamente remoto. É em momentos como esse que a formação continuada e a atualização de professores se mostram ainda mais importantes.

O futuro da formação do corpo docente

Essas novas tendências tecnológicas vieram para ficar. Um dos principais benefícios dessa mudança é justamente a facilidade na troca de informações de gestores, coordenadores e professores. 

Antes, quando surgia alguma demanda dentro da escola, havia uma certa demora até ser encontrada uma solução. Em outras situações, algumas medidas tomadas sem uma avaliação real do problema. Agora, com uma comunicação direta e constante, os impasses são resolvidos com ainda mais rapidez.

O Sistema Poliedro, por exemplo, adotou diversas ferramentas que facilitaram o contato dos consultores com as unidades de ensino parceiras. Dessa forma, o Poliedro passou a estar muito mais presente no dia a dia das escolas.

Ouvindo mantenedores e entendendo a realidade das escolas parceiras, avaliamos os melhores caminhos para que possam ser feitas adaptações. O nosso objetivo, porém, não é apenas oferecer estratégias, mas dar todo o apoio necessário nesse momento.

Por meio do atendimento remoto, os consultores têm mais disponibilidade para ajudar as escolas. Esse apoio não se limita às questões que envolvem o sistema de ensino. Agora, os consultores conseguem participar do desenvolvimento de atividades e na criação de novos sistemas de formação de professores.

Com palestras on-line e videoconferências, professores e coordenadores de escolas parceiras de todo o Brasil também têm a oportunidade de participar de rodadas de formação oferecidas pelo Sistema Poliedro. Esse suporte remoto traz segurança para os professores, para que eles não percam a identidade e entendam o seu papel nesse novo cenário de ensino remoto.

Da mesma maneira que no mundo moderno a tecnologia assume uma relevância cada vez maior no processo de aprendizagem, a formação de professores também acompanha essa evolução e se torna cada vez mais digital.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter