Gestão da comunicação para coordenadores

Voltar para home

Gestão da comunicação para coordenadores

Atualmente, vivemos um ritmo de vida acelerado. A velocidade e a quantidade de informações que recebemos todos os dias fazem com que seja difícil absorver tudo que está acontecendo à nossa volta. As pessoas têm necessidade de se comunicar com a mesma velocidade com que recebem informações e atuam no mundo. Assim, as mensagens muitas vezes são transmitidas com ruídos ou incompletas. Esses problemas de comunicação resultam em inseguranças e incertezas.

A comunicação é a ferramenta que usamos para construir relacionamentos. Por meio dela, geramos conhecimento, compreensão, aceitação, envolvimento e ação. Quando se trata do ambiente escolar, a comunicação se torna essencial para aproximar a família, alunos e todo o corpo docente. A gestão dessa comunicação é um pilar fundamental da escola e imprescindível para que esse relacionamento se mantenha saudável.

O primeiro passo que deve ser tomado é a análise do que será informado pela escola. Essa definição é importante para que todos os envolvidos na comunidade escolar falem a mesma língua. Nesse processo, a escola vai firmar a imagem que quer passar para a sociedade, solidificar as relações e aumentar a participação de todos no seu dia a dia.

A importância de manter uma boa comunicação

O processo de criar e manter uma boa comunicação é uma ação preventiva que a escola deve tomar. Tudo que acontece na escola deve ser comunicado com clareza para o seu público-alvo para conhecimento de todos os envolvidos. Dessa forma, a instituição traz mais segurança para a família e alunos, criando relações de confiança e satisfação.

Esse tipo de interação acaba trazendo a família mais perto da escola. Outra maneira de aumentar ainda mais essa aproximação é envolvê-la nas atividades desenvolvidas tanto no espaço escolar, como hoje, no ambiente remoto. Para que isso aconteça, é importante a utilização de ferramentas, permitindo essa comunicação. Essas ferramentas também podem ser utilizadas para informar os pais sobre novidades e projetos institucionais.

Uma boa comunicação também promove o bem-estar do aluno, que será mais bem compreendido e terá as necessidades mais bem atendidas. Um canal aberto entre a escola e seus estudantes é muito benéfico para ambos e permite que a instituição explique com clareza cada decisão tomada e seus benefícios. Da mesma forma, a escola pode utilizar esse diálogo para entender que pontos podem melhorar em seu funcionamento.

Há também a necessidade de uma boa comunicação interna dos funcionários da escola. Como em qualquer outra empresa, essa interação é importante para que todos estejam alinhados aos propósitos da instituição, além de garantir mais motivação e engajamento de todos que trabalham ali.

No momento em que estamos vivendo, com a paralisação das aulas presenciais e a necessidade do distanciamento social, a importância de uma comunicação escolar efetiva se mostrou ainda mais latente.

O papel do coordenador na gestão da comunicação

O coordenador pedagógico é o elo de professores, alunos e família. Responsável por diagnosticar problemas e gargalos que possam atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem, o coordenador deve avaliar as necessidades e os interesses de cada um, atuando não só para solucionar conflitos, mas, principalmente, para alinhar expectativas em relação à escola.

A comunicação, nesse sentido, é fundamental, para professores, alunos e pais. Cabe a esse profissional facilitar o diálogo de todos os envolvidos nesse processo educacional. Dessa maneira, o coordenador consegue melhorar o ambiente escolar e potencializar a aprendizagem dos estudantes.

Alterações nas estratégias pedagógicas são necessárias e devem sempre ser muito bem informadas. Mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP), que passam por toda a comunidade escolar, e a adoção da nova Base Nacional Comum Curricular, por exemplo, podem causar muitas dúvidas. Cabe à coordenação explicar os objetivos por trás de cada mudança e sua importância para o processo educacional. 

O mais importante é estabelecer um canal de comunicação aberto, em que corpo docente e família sintam-se confortáveis para dividir suas dificuldades.

Como melhorar a comunicação da minha escola?

Um dos pontos mais importantes para uma boa comunicação é criar uma estratégia. A escola deve considerar o que, para quem, como e quando quer comunicar. Ainda deve pensar o quanto suas ações e omissões comunicam da forma desejada e se a mensagem enviada é a correta.

O uso de novas tecnologias tem sido uma ótima solução para a comunicação das escolas. Quando se trata da comunicação interna do corpo docente, por exemplo, aplicativos como o WhatsApp facilitam muito o diálogo entre professores e coordenadores

Investir na comunicação com os pais e responsáveis dos alunos é um grande diferencial competitivo para uma boa gestão escolar. Seja por aplicativos de comunicação, como o WhatsApp e o Zoom, pelas redes sociais ou até mesmo pelo bom e velho e-mail, o importante é que a escola mantenha contato direto com a família. Para facilitar ainda mais essa comunicação, a instituição pode também criar um canal de atendimento para que os pais enviem dúvidas, sugestões, críticas ou elogios.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn  

Venha fazer parte do Sistema de Ensino Poliedro.

Seja Uma Escola Parceira

Voltar para home

ASSINE NOSSO BLOG
Que tal receber conteúdos e artigos sobre educação, planejamento e gestão escolar em seu e-mail?