Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Tenha uma equipe capacitada na sua escola

16 de fevereiro de 2021

Tags

  • Gestão Escolar
Tenha uma equipe capacitada na sua escola

Toda empresa depende de seus funcionários, parceiros e colaboradores para alcançar o sucesso. Com uma escola, isso não é diferente. Professores, diretores e coordenadores, passando pelo porteiro e até mesmo a equipe que cuida da cantina; cada um tem sua importância dentro da estrutura escolar.

Muitas vezes, encontrar e contratar profissionais que se adaptem às necessidades da instituição de ensino e possuem a qualificação necessária pode ser uma tarefa difícil. Consequentemente, é de extrema importância trabalhar e ajudar no crescimento profissional da equipe atual. Para isso, é preciso que haja uma sinergia entre as equipes, e cada um deve entender bem claramente seu papel dentro da empresa.

É através do preparo e do diálogo que os funcionários conseguirão entender os valores, a filosofia e as políticas da escola. Com essas informações claras e bem definidas, cada profissional conseguirá desempenhar melhor as suas atividades seguindo corretamente todas as diretrizes estabelecidas.

Entendendo a sua escola

As melhores equipes são sempre compostas por pessoas com perfis, competências e habilidades diferentes, mas que – juntas – trabalham em prol de objetivos comuns. Para isso, é fundamental que a empresa tenha bem claro sua missão, objetivos e valores.

Além disso, cada pessoa dentro da equipe precisa entender qual o seu papel dentro da empresa e quais as expectativas que os gestores têm no desenvolvimento do seu trabalho. Quando todos caminham no mesmo sentido, os resultados da equipe são potencializados e mais fáceis de serem atingidos.

Por isso, o primeiro passo é reunir diretores, coordenadores pedagógicos e gestores financeiros, que devem entender o trabalho que está sendo desenvolvido dentro da escola e como ela se organiza. Somente assim é possível conhecer profundamente a visão, missão e valores da empresa.

A importância de manter a equipe motivada

Um dos principais desafios e preocupações dos gestores de qualquer equipe é saber como motivar seu grupo de trabalho. A motivação é um dos aspectos mais importantes para o cumprimento das metas e dos objetivos da empresa e é fundamental para a criação de um ambiente prazeroso, que aumenta a produtividade e faz com que os funcionários executem suas tarefas da melhor maneira possível.

Existem dois tipos de motivação. A primeira delas é a motivação intrínseca, que está relacionada à força interior e aquela que nos faz levantar todos os dias para trabalhar. Enquanto isso, a extrínseca vem do ambiente e dos fatores externos, com incentivos, encorajamento etc.

Por isso é tão importante que a escola valorize o seu profissional. Ter um plano de carreiras, ter metas para os times e trabalhar a meritocracia são boas formas de fazer com que todos se mantenham motivados. Quando as pessoas sentem que pertencem a um time, as chances de sucesso são muito maiores, pois elas acabam se comprometendo mais com a instituição. 

Capacitando a equipe interna

Para ter uma equipe altamente qualificada, é necessário investir bastante no time interno. As escolas investem muito na formação pedagógica de seus colaboradores, e é preciso incentivar também a performance. 

É importante mapear os talentos desse profissional e atestar se ele está satisfeito com a sua função. Funcionários deslocados podem gerar problemas graves para o desenvolvimento do grupo. É importante que fique claro para o colaborador qual é seu papel dentro da organização e o que os líderes esperam dele como profissional.

Um funcionário bem treinado terá sua produtividade aumentada, se tornará um multiplicador de conhecimento e será mais eficiente nas suas entregas. Além disso, a quebra da rotina melhora os ânimos, e o investimento da empresa em sua formação oferece a sensação de reconhecimento e motivação.

A gestão deve fazer avaliações semestrais da equipe interna de desempenho, com feedback. É preciso também ter uma escuta ativa, para que sejam feitas adaptações e reestruturações conforme necessário. Esse diálogo permite que a empresa entenda quais pontos precisam ser trabalhados e ter um colaborador alocado em função que traga resultados satisfatórios para ambos!

Outros pontos de atenção

Gerenciar uma escola não é uma tarefa fácil. Esse é um trabalho complexo que envolve pedagogia, inteligência emocional, resiliência, finanças e administração, passando por planejamento escolar até a captação de novos alunos. Por isso, o gestor precisa de pessoas próximas que não necessariamente pensem igual, mas que sejam qualificadas e entendam o propósito e a missão da escola. 

Além disso, é muito importante ter uma gestão bastante profissionalizada. É preciso ter pessoas na equipe que dominem ferramentas de gestão e que possam ajudar o gestor na missão de mapear áreas de risco da escola, seus pontos fortes etc.

O diálogo é um dos elementos mais importantes para arquitetar um time de alto desempenho. Logo, não se esqueça de estabelecer um canal oficial de comunicação com a equipe. As ferramentas mais comuns para isso são o WhatsApp e o e-mail. O importante é ter esse canal bem definido, para que todos estejam mais alinhados. 

Como dizia o escritor norte-americano Napoleon Hill, “um propósito definido desenvolve a autoconfiança, iniciativa pessoal, imaginação, entusiasmo, autodisciplina e concentração de esforços. Tudo isso é uma soma de pré-requisitos para a conquista do sucesso material!”. Esses mesmos quesitos podem ser utilizados para montar uma equipe altamente qualificada.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no InstagramFacebook e LinkedIn.

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter