Not support Recaptcha
Pular navegação

Gestão Escolar

Como utilizar o WhatsApp a favor da sua escola

15 de setembro de 2020

Tags

  • Gestão Escolar
  • recursos digitais
Como utilizar o WhatsApp a favor da sua escola

Lançado em janeiro de 2009, o WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos mais populares do Brasil. É difícil encontrar alguém que não tenha a plataforma de mensagens instantâneas instalada no celular. O app, que é gratuito e permite o envio de texto, fotos e vídeos, já é um dos principais meios de comunicação dos brasileiros. 

Por isso, muitas escolas passaram a adotar o WhatsApp como forma de manter um diálogo direto com os alunos e com a família. Apesar de ser uma poderosa ferramenta de comunicação, o WhatsApp ainda causa alguns receios, já que a escola tem pouco controle sobre o que é compartilhado no aplicativo. 

Ainda assim, se utilizado corretamente, pode se tornar um grande aliado da escola, facilitando o seu cotidiano e até auxiliando o processo de aprendizagem. Continue lendo o texto abaixo e entenda como utilizar esse aplicativo a favor da sua escola. 

A importância de utilizar o WhatsApp 

Não é de agora que o WhatsApp virou uma ferramenta essencial na vida dos brasileiros. O aplicativo é o terceiro mais popular do país, já que cerca de 98% dos usuários de smartphones usam o WhatsApp diariamente, de acordo com um relatório publicado pelo site We Are Social. 

Não são apenas os jovens, os chamados nativos digitais, que utilizam o WhatsApp o tempo todo. Os pais dos estudantes também estão muito presentes na rede. Logo, é ainda mais importante que a escola utilize o WhatsApp em sua estratégia de comunicação. 

Hoje em dia, é simplesmente impossível evitar que pais, alunos e professores utilizem o aplicativo para se comunicarem. Por isso, é indispensável entender como usá-lo em prol da sua escola, evitando ruídos e monitorando o que é conversado nas redes. 

Grupos de mensagens 

Grupos de WhatsApp são uma das maiores preocupações das escolas. Apesar de serem ótimos para compartilhar comunicados com a família, esses grupos podem trazer muitas dores de cabeça. Reclamações, ofensas e boatos podem gerar sérios problemas para a escola. De acordo com a pesquisa “Escola Digital Segura”, elaborada pelo Instituto iStart, ao menos 77,7% dos incidentes nas instituições de ensino envolvem conflitos nos grupos de WhatsApp. 

Para que isso não ocorra, a administração da escola deve sempre acompanhar as conversas dos grupos e intervir quando necessário. O WhatsApp permite definir quem pode enviar mensagens nos grupos, mas isso acaba deixando a comunicação unilateral e impede que a escola tenha feedback de suas ações. Ainda assim, esse recurso pode ser utilizado em alguns grupos em que o objetivo é apenas o envio de comunicados. 

Grupos para comunicação interna de funcionários, por outro lado, além de facilitarem o dia a dia da escola, costumam ser mais fáceis de moderar. Esses chats permitem que professores troquem informações sobre prática pedagógica, materiais didáticos, atividades, entre outros. 

Como ferramenta pedagógica 

Cada vez mais, as escolas estão adotando estratégias para levar o ensino para além da sala de aula. Pelo WhatsApp, professores e alunos podem facilmente compartilhar materiais extras por meio de links, vídeos, imagens e arquivos em PDF. 

A ferramenta também pode ser utilizada para tirar dúvidas em tempo real. É comum haver alunos que não se sentem à vontade em fazer isso na sala de aula, e muitas vezes os questionamentos só surgem quando estudam em casa. O professor pode organizar plantões de dúvidas virtuais em dias e horários específicos, ou mesmo grupos em que os estudantes podem ajudar uns aos outros. 

Outra possibilidade é criar grupos de debates sobre os assuntos abordados em sala de aula. Ao potencializar o debate e ampliar as discussões, os alunos são incentivados a desenvolver o pensamento crítico. 

O isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, intensificou ainda mais o uso da plataforma, que se tornou um dos recursos mais importantes para dar continuidade às aulas on-line. 

WhatsApp Business para escolas 

Lançado em janeiro de 2018, o WhatsApp Business é uma solução criada exclusivamente para empresas, facilitando ainda mais a comunicação com os seus clientes. 

Essa versão profissional do WhatsApp permite personalizar as informações do perfil com o contato e endereço da escola, programar respostas automáticas personalizadas e definir horários de atendimento. 

O aplicativo também permite organizar as conversas com tags. Isso significa que você pode separar todas as mensagens sobre matrículas ou renegociação de dívidas. A melhor parte disso tudo é que o uso do WhatsApp Business é completamente gratuito.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para ter acesso a outros textos como este! Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn 

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter